data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Renan Mattos (Diário)
Convidados prestigiaram a ordem unida e o desfile da tropa, composta por representações das Organizações Militares sediadas em Santa Maria
Na última sexta-feira, a 3ª Divisão de Exército (3ª DE) completou 113 anos. Para comemorar essa data, foi organizada um força-tarefa ambiental com a participação das grandes unidades, Brigadas e Artilharia Divisionária, por meio das suas organizações militares diretamente subordinadas, além de unidades das guarnições de Santa Maria e Santo Ângelo.
Em menos de um mês, foram plantadas mais de 41 mil mudas de árvores, de diversas espécies, resultando em cerca de 100 mil metros quadrados de área reflorestada, em toda a região de abrangência da 3ª DE.
A estimativa é que, futuramente, essas árvores absorvam 473 toneladas de gás carbônico por ano. Essa ação de preservação ambiental contou também com ampla participação de entidades civis, incluindo as secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente dos municípios.
Solenidade de aniversário
A formatura de aniversário da 3ª DE foi realizada no dia 5 de agosto, no Centro de Adestramento - Sul (CA-Sul), presidida pelo general de Divisão Hertz Pires do Nascimento, comandante da 3ª DE. Entre os presentes, estiveram Dom Hélio Adelar Rubert, arcebispo da diocese de Santa Maria, Paulo Afonso Burmann, reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além de outras autoridades civis e militares.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">General Hertz ressaltou a importância da Divisão Encouraçada nas missões operacionais, além do desempenho nas ações subsidiárias impostas ao Grande Comando
Histórico
O 2º tenente Tamir de Freitas Gutierri, militar do 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado (2º RC Mec), proferiu a citação do histórico da 3ª DE. O militar destacou os feitos da grande unidade centenária, dando ênfase às importantes atuações nos cenários nacional e internacional.
Veterano Renault FT-17
No contexto das comemorações dos 100 anos do emprego de blindados no Brasil, o veterano Renault FT-17 deu entrada ao pátio de formatura, permanecendo sob a guarda de militares que ostentavam o uniforme histórico utilizado em 1921, época da adoção do carro francês. data-filename="retriever" style="width: 100%;">Primeiro blindado empregado pelo Exército Brasileiro foi o Renault FT 17, trazido para o país em 1921, pelo marechal José Pessôa
Desde os tempos de guerra
A 3ª DE foi criada para a guerra, em defesa do território brasileiro. Desde 1808, com a fundação da 3ª Divisão do Exército Imperial, durante a Campanha da Tríplice Aliança, que uniu Império do Brasil, República da Argentina e República Oriental do Uruguai contra a invasão do Paraguai, até os dias atuais, a Divisão Encouraçada é protagonista de grandes feitos na história do Exército Brasileiro e da própria nação.
A 3ª DE tem responsabilidade sobre uma área correspondente a 60% do Rio Grande do Sul, abrangendo 298 dos 497 municípios do Estado. Na sua área de abrangência estão localizadas 14 Organizações Militares Regionais e vinculadas, três Estabelecimentos de Ensino, além de três Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR).
O maior presente que a 3ª DE recebe pela passagem de mais um ano de pleno êxito é a satisfação de cada integrante em compor aquela que simboliza a mais poderosa de todas as divisões, aquela que teve como primeiro comandante o brigadeiro Antônio de Sampaio e aquela que carrega em seu escudo as três estrelas, tingidas pelo sangue do seu primeiro líder, na Batalha de Tuiuti.
3ª DE em números
A Divisão com maior poder de dissuasão do Exército Brasileiro possui:
- Organizações Militares - 47
- Militares (homens e mulheres) - 15 mil
- Viaturas sobre lagartas (carros de combate, obuseiros autopropulsados e viaturas blindadas de transporte de pessoal) - 367
- Viaturas sobre rodas (administrativas, operacionais e blindadas) - 2.104
- Militares veteranos (inativos) - 2.144
- Pensionistas - 1.997
- Funcionários civis (vinculados administrativamente) - 60
- Missão das Nações Unidas para Estabilização designando do Haiti (MINUSTAH) - 3 contingentes e aproximadamente 2.100 militares